Apresentação do Agrupamento

Apresentação do Agrupamento

1. MENSAGEM DE BOAS-VINDAS

É com grande prazer que damos as boas-vindas a quem nos visita virtualmente, na expectativa de podermos fazer o melhor acolhimento a todos aqueles que colaboram com o Agrupamento de Escolas de Montelongo, em Fafe.

Queremos dar a conhecer a missão, a visão, os princípios e valores que nos regulam, bem como os instrumentos a que recorremos para oferecer a toda a comunidade um excelente serviço público de educação.

 

2. MISSÃO

A missão fundamental do Agrupamento, enquanto agregado de escolas da rede pública do Ministério da Educação e Ciência, consiste em assegurar a todas as crianças e jovens que frequentam a instituição, uma educação e ensino básico de qualidade, que potencie a realização pessoal e o sucesso escolar, tendo em conta a realidade envolvente. Tal missão implica um esforço contínuo de desenvolvimento organizacional, pedagógico e administrativo do Agrupamento, o reforço de parcerias e o aprofundamento de mecanismos de autoavaliação, tendo em vista a melhoria das práticas para a obtenção de melhores resultados escolares.

 

O Agrupamento orienta a sua organização no sentido de fazer com que os seus alunos, levando em conta as especificidades e as caraterísticas próprias de cada grupo de origem, sintam, no seu percurso - desde a educação pré-escolar até ao 3.º ciclo do ensino básico – o esforço conjunto que todos os agentes educativos procuram mobilizar em prol de um bem comum: uma educação básica de qualidade.

Esta visão para o Agrupamento determina, numa perspetiva de futuro, uma focalização na formação integral dos alunos, num processo de aprendizagem assente na inovação, na experimentação e no recurso a novas metodologias e tecnologias, baseado numa articulação vertical e horizontal a nível curricular.

 

4. PRINCÍPIOS E VALORES

Os princípios e valores fundamentais que orientam a ação dos agentes educativos do Agrupamento e acompanham o desenvolvimento do projeto educativo são a tolerância, o espírito de cidadania, a solidariedade, o sentido de responsabilidade, a justiça e a valorização do trabalho, do rigor e da inovação.Uma escola para todos, capaz de responder às necessidades dos alunos, aos interesses da comunidade e às exigências da sociedade, não deverá deixar de implementar processos que respondam com eficácia a todos os alunos, dando atenção às diferenças individuais, seja qual for a sua origem, proporcionando uma educação adaptada às necessidades de cada um e os mesmos direitos, a todos.

 

5. LOCALIZAÇÃO

O Agrupamento de Escolas de Montelongo está sediado na freguesia e concelho de Fafe, distrito de Braga, região norte de Portugal. É um Agrupamento de formação recente, resultante da fusão do Agrupamento Escolas Padre Joaquim Flores e do denominado Agrupamento de Escolas de Montelongo, tendo mantido a designação deste último, em resultado da reestruturação da rede escolar local de 2012, conforme a seguir se apresenta:

 

6.SEDE DO AGRUPAMENTO

A Escola Básica de Montelongo é a sede do Agrupamento e localiza-se no Parque da Cidade, em Fafe. É um edifício de tipologia T30, dotado de 24 salas de aula normal e 6 específicas, sendo constituído por 3 blocos ligados entre si, com dois pisos e um pavilhão gimnodesportivo, para alunos dos 2.º e 3.º ciclos.

Brevemente, estará concluído o Centro Educativo de Montelongo, destinado à educação pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico, prevendo-se a sua entrada em funcionamento no próximo ano letivo de 2015/2016.

                                 ( Coordenadas GPS 41°27'16.8"N 8°10'38.4"W - https://goo.gl/maps/UD0Uc )

 

7. DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO GERAL

A página oficial deste Agrupamento de Escolas na Internet encontra-se em http://aemontelongo.pt

Deve ser consultada com regularidade, dado que a mesma constitui um meio de comunicação entre os órgãos de administração/gestão e toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Montelongo.

 

8. PUBLICAÇÃO PERIÓDICA DA REVISTA DO AGRUPAMENTO

Desde o ano letivo de 2012/2013 que o Agrupamento tem vindo a publicar a sua Revista escolar sob o título “.devista”, com o propósito de dar a conhecer todo o dinamismo científico-pedagógico que caracteriza as diversas escolas e jardins de infância que integram este Agrupamento, através da participação dos alunos, professores e pais/encarregados de educação.

Reproduzem-se aqui as capas das Revistas editadas até à presente data e, dentro das disponibilidades existentes, caso os leitores estejam eventualmente interessado em adquirir algum dos números já publicados, solicitamos o favor de estabelecer contacto por correio eletrónico para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.