Visita de Estudo a Mafra e Lisboa

No dia 26 de abril de 2017, pelas 8.30 h, partimos da Escola EB Padre Joaquim Flores em direção ao Convento de Mafra.

Durante a viagem, houve um pequeno revés: o autocarro teve uma avaria em plena auto-estrada. Essa avaria provocou um atraso, de modo que, no Convento de Mafra, visitamos apenas a Igreja. Em seguida, fomos almoçar a um parque de merendas a poucos metros do convento, onde pudemos comer tranquilamente, com vista para uma maravilhosa paisagem florestal.

Posteriormente, fomos até ao Castelo de S. Jorge numa pequena viagem. Lá, pudemos apreciar uma vista incrível, visitar monumentos antigos e tirar várias fotografias como recordação. Como já se fazia tarde, seguimos em direção à Pousada da Juventude de Oeiras. Mal entramos, conhecemos os nossos quartos e logo em seguida fomos jantar.

Depois de uma boa refeição, fomos dar um passeio pela praia, situada perto da pousada. Como se fazia tarde, regressamos à pousada onde tomamos um belo duche. Depois disso, fomos para as nossas camas tentar dormir mas, como havia bastante barulho, isso não foi possível.

Por volta das 8:30 h, fomos tomar o pequeno-almoço e partimos para Belém onde visitamos vários monumentos como o Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos. No Mosteiro dos Jerónimos, avistamos, seguidamente, os túmulos de Vasco da Gama, o primeiro navegador a chegar à Índia e de Luís de Camões, o poeta que celebrou essa viagem e imortalizou os navegadores na célebre epopeia “Os Lusíadas”. Dirigimo-nos ao Pavilhão do Conhecimento onde pudemos ver coisas incríveis.

No fim da nossa visita fomos para o Centro Comercial Vasco da Gama, onde comemos, e pudemos comprar algumas lembranças. Acabando o dinheiro, reunimo-nos e tomamos o destino da escola.

A turma do 9ºD

Nos dias 26 e 27 de abril de 2017, as turmas do 9ºA, 9ºD E 9ºE, com o esforço e dedicação dos diretores de turma, tivemos o prazer de desfrutar de uma visita de estudo a Mafra e Lisboa.

Na quarta-feira, pelas 8:30 horas, saímos da Escola Padre Joaquim Flores em direção a Mafra, para uma visita guiada ao convento. Foi feita uma pequena paragem numa estação de serviço para que alunos e professores pudessem comer qualquer coisa, e retomar a viagem.

Por volta da 1:30 hora da tarde chegamos a Mafra. Num ambiente de convívio e lazer, fomos almoçar a um jardim. Ao fim do almoço, podemos desfrutar da beleza daquele jardim, e por falta de tempo já não tivemos a visita guiada ao convento, mas podemos visitar a sua igreja. As colunas, o pormenor dos tetos e paredes e as cúpulas que lá existiam eram deslumbrantes. De seguida, fomos para Lisboa visitar o Castelo de São Jorge. Um lugar do qual podemos observar toda a cidade. Mais tarde seguimos para Oeiras, para a pousada onde iriamos passar a noite. Quando lá chegamos fomos guardar os nossos bens e fazer as nossas camas para que depois viéssemos jantar. Era um lugar à beira-mar, com um pôr-do-sol maravilhoso. Na companhia dos professores, foi-nos possível fazer uma pequena caminhada até à praia antes de irmos dormir.

Na sexta-feira, depois de uma noite muito pouco repousante, fomos visitar o Mosteiro dos Jerónimos. Passeamos um pouco por aquela zona, tiramos muitas fotografias, sobretudo no Padrão dos Descobrimentos e também podemos saborear os famosos pastéis de Belém e as admiradas bebidas da Starbucks. Depois de um momento mais descontraído, dirigimo-nos para o Pavilhão do Conhecimento. Um local onde é possível aos jovens viver experiências fabulosas, e na forma de divertimento aumentar a sua cultura, experienciar e aprofundar o seu conhecimento. Posteriormente, fomos almoçar ao centro comercial Vasco da gama e também fazer umas mini compras dentro do mesmo. Um centro comercial com uma construção da qual não estamos habituados, mas muito ostensivo. Por volta das 17:00 horas seguimos rumo a Fafe.

Esta visita de estudo, para além de ter proporcionado um momento de convívio e divertimento, permitiu a todos os envolvidos ficarem a conhecer melhor a capital, e alargarem os seus conhecimentos.