Dep. Educação Pré-Escolar

O principal objetivo da Educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” (Jean Piaget, Kdfrases.com)

“Mas então, para que serve um Jardim de Infância?

…Serve para alimentar a educação física como se fosse uma escadinha … serve para a educação visual, ajuda a distinguir olhar e ver; … serve para a educação musical, para ir do som à harmonia dos sons …, serve para brincar, porque quem não brinca fica fechado no seu mundo e, em vez de ficar amigo da diferença fica xenófobo e arrogante…, serve para escutar histórias e para as reproduzir, para ir da intriga à surpresa…, serve para conversar, todas as crianças para serem saudáveis têm de ser ruidosas na sala, de sujar, transpirar….

Os Jardins de Infância servem para as crianças socializarem, serve para alimentar a surpresa de transformar uma educadora numa…quase mãe.” (Sá Eduardo, in revista Pais &Filhos, 2015)

                                                         

HORÁRIO DOS ESTABELECIMENTO DE ENSINO

De acordo com as necessidades dos Encarregados de Educação

Com Almoço (pagamento de acordo com os escalões do abono)

Transporte (nas freguesias) e Lanche gratuito (Disponibilizado pelos serviços Municipais)

 

ATIVIDADES EDUCATIVAS (Gratuitas)

Desenvolvimento das áreas Curriculares:

Conhecimento do Mundo

Formação Pessoal e Social

Expressões, (Linguagem, Matemática, Música, Psicomotricidade e Plástica)

 

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA (AAAF) (Gratuitas)

Natação

Patinagem

Atividade Física e Desportiva

Música

Teatro

Semana de Praia no Final do Ano Letivo

 

JARDINS DE INFÂNCIA DESTE AGRUPAMENTO (13 SALAS)

Futuro Centro Educativo Montelongo

Centro Educativo Padre Joaquim Flores

EB/JI Medelo

EB/JI Moreira de Rei

EB/JI Paços

EB/JI Pequite

EB/JI Serafão

EB/JI Travassós.

 

DOCENTES DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR (2017/2018)

 

Ana Maria Andrade Conceição

Ana Maria Correia Oliveira Aguiar

Ana Paula de Campos Soares Pereira da Silva

Cecília Maria Oliveira Gonçalves Torres

Emília Maria Costa Soares

Manuela Maria Costa Pereira de Castro

Margarida Maria de Castro Oliveira

Maria Cidália Alves Teixeira Coelho

Maria Clara Freitas Moreira Gonçalves

Maria da Conceição de C. L. Dantas Pinho Sousa

Maria Emília Freitas Soares

Maria Emília Mota Leite Martins

Maria Fátima Alves Teixeira Leite

Maria Fátima Marques Mendes Costa Novais

Maria Fátima Pereira Oliveira Caldeira

Maria Manuela Oliveira Fernandes Moniz Rebelo

Olga José Morais Rodrigues

Palmira Teresa Moreira Dias

Rosa Maria Barros Silva Fernandes

Rufina Madalena Aguiar Gonçalves

 

 Impressos e documentos

IMP.064_Critérios_Avaliação_Pré-Escolar
IMP.134_Plano_Aula_Pré-escolar
IMP.135_Autorização_Imagem_PE
IMP.136_Autorização_Saídas_esterior_PE
IMP.137_Grelha_Avaliação_Diagnóstica_PE
IMP.138_Ficha_caracterização_turma_PE
IMP.139_Programação_AAAF_PE
IMP.140_Programação_Geral_AAAF_PE
IMP.141_Grelha_Observação_PE
IMP.142_Evolução_avaliação_PE
IMP.143_Avaliação_1º e 2º Trimestre_PE
IMP.144_Avaliação_Final_ano_letivo_PE

 

Legislação

Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar;

b) Metas de Aprendizagem: www.metasaprendizagem.dgidc.min-edu.pt

c) Manual DQP - Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias

d) Perfil específico de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º ciclo do ensino básico (Decreto-Lei n.º 241/2001, de 30 de Agosto)

e) Gestão do Currículo na Educação Pré-Escolar (Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007)

f) Despacho nº8248/2013 de 25 de Junho