Project MATHS IN MOTION - MOBILITY ESTONIA

DAY 1 - oct 22
 
A equipa portuguesa iniciou energicamente as atividades Erasmus em Narva/ Estónia. 
Após a cerimónia de boas-vindas, alunos e professores das diferentes delegações internacionais foram envolvidos em atividades diversas no âmbito da Matemática articulada com outras disciplinas. Desta vez, com especial foco no tópico GEOMETRY IN MOTION. 
A tarde terminou com um Peddy-paper histórico/ matemático pelas ruas de Narva. Um dia preenchido onde houve lugar a intercâmbio e diferentes aprendizagens.
 
 
DAY 2 - oct 22
 
Dia dedicado a workshops na escola durante toda a manhã. 3 workshops se realizaram na modalidade de rotação por estações (ensino híbrido), com equipas internacionais. Os main topics explorados foram Geometry and Robotics; Logical Games; Geometry and Physics.
Foi possível aplicar e testar conceitos matemáticos, recorrendo às novas tecnologias e num formato mais lúdico. 
Na parte da tarde, seguiu-se para a costa do Golfo da Finlândia onde foi concretizada a atividade Geometric Pictures on the Beach (simetrias).
O dia finalizou-se com atividades no Noorus Spa/ Aquaparca de Narva. 
Nestas atividades os alunos aplicaram competências na áreas da matemática e das línguas estrangeiras, reforçaram valores de cooperação, autonomia, pensamento crítico e relacionamento interpessoal.
 
 
DAY 3 - oct 22
 
Iniciou-se o dia com uma atividade na escola envolvendo a construção de sólidos geométricos; Layout of the city - Geometric sweeps of shapes.
Na parte da tarde, realizou-se uma visita guiada ao Museu Castelo Medieval de Narva.
 
 
DAY 4 - oct 22
 
O dia começou com a partida para Tallinn, tendo-se realizado, durante a manhã, uma visita ao centro histórico da cidade. 
Na parte da tarde, visitou-se o Invention factory "Proto", onde os alunos tiveram a oportunidade de experimentar/testar conceitos da área da física e das novas tecnologias. A maioria das atividades foram efetuadas através de experiências de realidade virtual.
 
 
DAY 5 - oct 22
 
A equipa portuguesa, juntamente com os parceiros europeus, realizou atividades desportivas, tendo por base o cálculo mental. Os alunos fizeram corridas de velocidade intercaladas com resolução de provas matemáticas. Posteriormente, decifraram figuras geométricas a partir de um enunciado, testando a percepção do seu corpo no espaço com a concretização  das mesmas no solo. Finalmente, realizou-se o campeonato de futebol Erasmus+ em que Portugal foi campeão.
A tarde/ noite foi dedicada à Farewell Party onde houve oportunidade de experimentar a gastronomia local, ouvir música e cantar, bem como confraternizar e promover o intercâmbio de ideias e práticas. A cerimónia de entrega dos Certificados Erasmus+ rematou a noite.