À descoberta de Braga: da Romana à Barroca
- Published in Notícias e Atividades
- font size decrease font size increase font size
Uma cidade de portas abertas”, foi o que o 9.ºDR da Escola Padre Joaquim Flores descobriu ao visitar Braga, no passado dia 24 de maio. O calcorreio pela cidade permitiu conhecer a Braga romana (numa altura em que decorriam as festividades com o mesmo nome) mas também a Braga barroca de André Soares e Carlos Amarante. Acompanhados pelas professoras Ana Feio e Lucília Henriques, os alunos puderam visitar as termas e o anfiteatro da antiga Bracara Augusta, bem como vestígios de algumas habitações e objetos na centenária pastelaria das Frigideiras do Cantinho. Numa visita encenada, passaram pelo acampamento brácaro e pela tenda do general, onde eram delineadas as estratégias de defesa e conquista do território.
E como Braga é a cidade dos arcebispos, não puderam deixar de passar pelas igrejas de S. Paulo, da Cividade, da Misericórdia, de Santa Cruz, do Hospital, do Pópulo, dos Terceiros, dos Congregados, da Senhora-a-Branca e de S. Victor sem, claro, esquecer, a famosa Sé de Braga onde passaram a fazer sentido os ditados “mais velho que a Sé de Braga” ou “meter a Sé na Misericórdia”. Puderam ainda visitar os arcos de S. Paulo e da Porta Nova (e compreender o ditado “ir abaixo de Braga”), o Largo do Paço, a Biblioteca e a Câmara Municipal e apreciar a beleza do Jardim de Santa Bárbara. Entre os vestígios da muralha medieval, que foram procurando, dispersos pela cidade, ainda passaram pela torre da Menagem, pela Arcada e pela Avenida Central desfrutando os centenários cafés Viana e Brasileira.
E porque a contemporaneidade também é para apreciar, puderam deslumbrar-se com a escultura A Máscara, da prestigiada artista portuguesa, Joana Vasconcelos, recentemente inaugurada na entrada do Mercado Municipal.
Cansados, mas animados, todos disseram em uníssono que a visita foi “uma maravilha, uma maravilha!.
(Um agradecimento especial à Professora M.ª Agostinha Órfão que muito contribuiu para a realização desta visita, embora não pudesse ter acompanhado a turma no dia).