Competição Nacional Equamat e Campeonato Interturmas SuperTmatik

Durante este ano letivo, foi dinamizado pelos docentes de Matemática do terceiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Montelongo algumas atividades relacionadas com a disciplina de Matemática, as quais os alunos participaram com entusiasmo e empenho.

O Agrupamento esteve muito bem representado pelos nossos alunos obtendo classificações meritórias no sétimo, oitavo e nono ano de escolaridade, nas duas fases da Competição Nacional Equamat, promovida pelo Projeto Matemática Ensino (PmatE) da Universidade de Aveiro. Devido à pandemia, neste ano letivo as competições realizaram-se online e possibilitaram através de uma plataforma a realização de provas em rede. Para além da parte lúdica, foi possível avaliar o conhecimento dos alunos na área da Matemática.

Os alunos foram desafiados a responder, em trinta minutos, a vinte níveis com quatro questões cada, pondo à prova os seus conhecimentos matemáticos, mas sobretudo proporcionando um momento de aprendizagem lúdica, com fundamentos pedagógicos, devidamente enquadrados nas faixas etárias e graus de ensino dos participantes.

A atividade Campeonato Interturmas de cálculo mental SuperTmatik realizou-se com muito entusiasmo e desportivismo entre alunos das diferentes turmas do sétimo, oitavo e nono ano de escolaridade do nosso Agrupamento.

O cenário atípico vivido este ano letivo não demitiu os docentes do Agrupamento de proporcionar aos alunos a possibilidade de participar e viver experiências que valorizam as suas aprendizagens, e os preparam para contextos futuros de atuação.

O Grupo Disciplinar de Matemática