Erasmus+

Power of Education

ERASMUS MONTELONGO - DISSEMINATION

ERASMUS+ MONTELONGO  Project MATHS IN MOTION MOBILITY LITHUANIA

DAY 1 - May 2023

Equipa Portuguesa a postos para o início das atividades LTTA ( Learning, Teaching, Training, Activities) na Lituânia, no âmbito do Projeto Erasmus MATHS IN MOTION.
Atividades de teambuilding.
No início da manhã, os alunos assistiram às aulas regulares com os alunos anfitriões.
Recepção de alunos e professores pela direção da escola. Saudação aos alunos estrangeiros. Os alunos lituanos apresentaram um espetáculo de música, danças tradicionais, canções…Seguiu-se um coffee break onde houve oportunidade de provar os sabores locais em pastelaria e padaria: šakotis, riesutelai, grybukai, juoda duona, pyragas su aguonų, sūris.
O almoço também permitiu fazer uma viagem gastronómica lituana.
De tarde, os alunos das delegações internacionais fizeram as suas apresentações.
Seguiu-se uma atividade de projeto, Manipulatives in Motion, na aula de Arte – feltragem com agulha.
As equipas internacionais fizeram um passeio pela escola.
Os alunos terminaram as atividades e foram para as suas famílias anfitriãs.
Finalizou-se com uma reunião de professores com a abordagem das atividades a serem realizadas durante a semana.

Clicar nas imagens para ver vídeos

Projeto Erasmus

«CAN YOU PLAY WITH ME?»

PROJECT RESULTS

Clicar na imagem para aceder ao site dos alunos da EB P.e Joaquim Flores

Vídeo dos alunos da EB P.e Joaquim Flores

Project LEGENDS AND MYTHS ON BOARD MOBILITY ISTAMBUL

DAY 1 - oct 22

A equipa portuguesa iniciou energicamente as atividades Erasmus em ISTAMBUL.
Após a cerimónia de boas-vindas, alunos e professores das diferentes delegações internacionais foram envolvidos em atividades diversas no âmbito das lendas e mitos da Europa,  articulando esta temática todas as áreas do saber.

DAY 2 - oct 22

Os parceiros europeus foram recebidos pelo Presidente da Autarquia e pela Vereadora da Educação numa cerimónia repleta de hábitos e tradições turcas, ainda que com o formalismo habitual. Após essa cerimónia protocolar, seguiu-se uma análise, discussão e intercâmbio de ideias sobre a estrutura do sistema de educação de cada um países representados.
Posteriormente, já na escola, os alunos formaram grupos internacionais para trabalhar a lenda Medusa e fizeram a sua apresentação, o que representou um momento, ou momentos, de grande imaginação, criatividade e empenho.
Atividades desportivas encerram o dia como uma enorme adesão e motivação por parte de todos os participantes.

Project MATHS IN MOTION - MOBILITY ESTONIA

DAY 1 - oct 22

A equipa portuguesa iniciou energicamente as atividades Erasmus em Narva/ Estónia.
Após a cerimónia de boas-vindas, alunos e professores das diferentes delegações internacionais foram envolvidos em atividades diversas no âmbito da Matemática articulada com outras disciplinas. Desta vez, com especial foco no tópico GEOMETRY IN MOTION.
A tarde terminou com um Peddy-paper histórico/ matemático pelas ruas de Narva. Um dia preenchido onde houve lugar a intercâmbio e diferentes aprendizagens.

DAY 2 - oct 22

Dia dedicado a workshops na escola durante toda a manhã. 3 workshops se realizaram na modalidade de rotação por estações ( ensino híbrido), com equipas internacionais. Os main topics explorados foram Geometry and Robotics; Logical Games; Geometry and Physics.
Foi possível aplicar e testar conceitos matemáticos, recorrendo às novas tecnologias e num formato mais lúdico.
Na parte da tarde, seguiu-se para a costa do Golfo da Finlândia onde foi concretizada a atividade Geometric Pictures on the Beach ( simetrias).
O dia finalizou-se com atividades no Noorus Spa/ Aquaparca de Narva.
Nestas atividades os alunos aplicaram competências na áreas da matemática e das línguas estrangeiras, reforçaram valores de cooperação, autonomia, pensamento crítico e relacionamento interpessoal.

DAY 3 - oct 22

Iniciou-se o dia com uma atividade na escola envolvendo a construção de sólidos geométricos; Layout of the city - Geometric sweeps of shapes.
Na parte da tarde, realizou-se uma visita guiada ao Museu Castelo Medieval de Narva.

DAY 4 - oct 22

O dia começou com a partida para Tallinn, tendo-se realizado, durante a manhã, uma visita ao centro histórico da cidade.
Na parte da tarde, visitou-se o Invention factory "Proto", onde os alunos tiveram a oportunidade de experimentar/testar conceitos da área da física e das novas tecnologias. A maioria das atividades foram efetuadas através de experiências de realidade virtual.

DAY 5 - oct 22

A equipa portuguesa, juntamente com os parceiros europeus, realizou atividades desportivas, tendo por base o cálculo mental. Os alunos fizeram corridas de velocidade intercaladas com resolução de provas matemáticas. Posteriormente, decifraram figuras geométricas a partir de um enunciado, testando a percepção do seu corpo no espaço com a concretização  das mesmas no solo. Finalmente, realizou-se o campeonato de futebol Erasmus+ em que Portugal foi campeão.
A tarde/ noite foi dedicada à Farewell Party onde houve oportunidade de experimentar a gastronomia local, ouvir música e cantar, bem como confraternizar e promover o intercâmbio de ideias e práticas. A cerimónia de entrega dos Certificados Erasmus+ rematou a noite.

MOBILIDADE PORTUGAL - PROJETO CAN YOU PLAY WITH ME de 6 a 10 de junho de 2022

Entre os dias 6 e 10 de junho, decorreu, em Fafe, a quarta mobilidade do programa Erasmus + «Can You Play With Me».

Ficam aqui alguns registos desta semana fantástica!!

Diverlanhoso e Queimadela

Guimarães

Braga

Outdoor games

Farewell dinner

Mobility Portugal

Maths in Motion - Mobilidade República Checa

Um número inédito de alunos da Escola Montelongo a sair em mobilidade, 12, chegou domingo, dia 5 de junho, à República Checa, Chéquia como passará a ser denominada, pronto a participar nas atividades no âmbito do Projeto Erasmus.

Dia 1 e 2   (6,7 junho)

A equipa Erasmus encontra se orgulhosa das capacidades linguísticas, de flexibilidade e adaptação que revelaram, bem como no campo da lógica matemática, nos jogos de estratégia e nas atividades desportivas.
Continuar-se-á neste registo de bom ritmo de trabalho,  cooperação e intercâmbio de experiências e boas práticas ao longo da semana.

Terceiro dia marcado por atividades variadas que envolveram o raciocínio lógico, a estratégia e a aplicação da matemática em contextos reais.
Iniciou-se o  dia com a elaboração de equipas internacionais para participação em atividades de caráter rotativo ao longo do dia. Os alunos tiveram oportunidade de aplicar o estudo do movimento, tendo como ponto de partida os desportos radicais e corrida de scooters.
Em uma outra atividade houve a oportunidade de construir sólidos geométricos e visualizar as suas diferentes perspectivas.
Para finalizar o dia visitou se a cidade universitária de Olomouc.

Diário de bordo - Brindisi, Itália

A nossa viagem teve início no dia 24 em Nápoles, Itália. No dia seguinte, visitámos o centro histórico de Nápoles. E como não poderia faltar, comemos as famosas pizas de Nápoles.

Nesse mesmo dia despedimo-nos de Nápoles e fomos em direção a Brindisi!!

Dia 1- De manhã, apresentámos e ouvimos as apresentações das várias cidades e escolas e fizemos um pequeno tour pela 1º escola, onde vimos as funcionalidades dos vários cursos. Na parte da tarde visitámos o “Porto di Brindisi”.

Dia 2- Neste dia, fizemos um tour pela 2º escola. Mais tarde fomos conhecer a parte histórica da cidade e encontrámo-nos com o Presidente da Câmara. Ao fim do dia vimos o pôr do Sol.

Dia 3- Visitámos a 3ª e última escola do agrupamento e lá realizámos várias atividades, como dança tradicional, canto e quizizz. O almoço foi feito pelos professores daquela escola.

Na parte da tarde, visitámos uma pequena capela nas redondezas de Lecce e à noite comemos uma comida típica.

Dia 4- Neste dia, dedicámo-nos a visitar cidades vizinhas, como Alberobello e Ostuni.  A meio da tarde regressámos a Brindisi e preparámo-nos para o jantar/party de despedida.

Dia 5- De manhã, visitámos a cidade de Lecce e vimos monumentos romanos e clássicos.

À noite demos uma volta no porto para nos despedirmos da cidade de Brindisi.

Dia 6- Na parte da manhã, fomos de comboio para Bari onde mais tarde apanhámos o voo.

Diário de bordo – Trutnov, República Checa

A nossa viagem começou com a visita da capital da República Checa, Praga. Lá ficamos e fomos à descoberta de alguns monumentos e edifícios importantes e representativos da cidade, tais como: o Castelo de Praga, o Relógio Astronómico e a bizarra Casa Dançante. Experimentamos ainda o doce típico da cidade, o Trdelník.

Dia 1- Já em Trutnov, criamos os grupos que nos iriam acompanhar em todas as atividades propostas até ao fim da mobilidade, conhecemos o hotel, visitamos o Mayor da cidade e tivemos uma grande aventura na neve!

Dia 2- Hoje, já com os grupos feitos, começamos a trabalhar nas atividades definidas para esta mobilidade, ou seja, os “board games”.  De tarde, subimos ao cume do “From the roots to the tree tops” que fica numa belíssima estância de esqui e, mais uma vez, a neve a perseguir-nos e com ela muitas quedas!

Dia 3- Continuamos com a criação dos nossos jogos durante a manhã.

Depois do almoço na cantina da escola, fomos viver uma aventura nas montanhas rochosas, no mundo de Nárnia, onde subimos e descemos uma quantidade absurda de escadas. Um verdadeiro desafio!

Dia 4- Neste dia, fizemos uma pausa nos “board games”. De manhã, fomos visitar a fábrica do Pai Natal e fizemos um workshop, onde tivemos a oportunidade de fazer a nossa própria bola de Natal!

De tarde, após um almoço típico, fomos ao Safari, no zoo.  Descobrimos todos os recantos do espaço, fazendo um peddy paper muito divertido.

Dia 5- Este dia, provavelmente o mais triste, pois foi o dia da grande despedida…

De manhã, fizemos os torneios dos jogos de tabuleiro, feitos por nós.

Já de tarde, ocorreu a entrega dos certificados de participação, com a partilha do bolo. No campo da escola jogamos voleibol e futebol e, mais tarde, a despedida!

Şehit Şükrü Ünlü Secondary School, Anamur, TURKEY

Entre os dias 4 e 8 de outubro, decorreu, em Anamur, Turquia, a primeira mobilidade do programa Erasmus + «Can You Play With Me». Esta primeira mobilidade teve como principal objetivo conhecer os diversos parceiros envolvidos no projeto, assim como definir as atividades a serem trabalhadas nas restantes mobilidades. Durante a estadia, as docentes (Aurora Oliveira, Cristina Nogueira e Albertina Pinto) tiveram a oportunidade de participar em workshops sobre ferramentas digitais, visitar e partilhar momentos com alunos e professores de duas escolas turcas e também participar em algumas atividades culturais. A próxima mobilidade ficou agendada para fevereiro ( 21 a 28 ), contando já  com a participação de 4 alunos e decorrerá na República Checa.

Project Name: Can You Play with Me?

Erasmus+ KA2 - Strategic Partnerships for School Education

Grant Agreement Number: 2020-1-CZ01-KA229-078451 _3

Países envolvidos – Turquia, República Checa, Polónia, Itália e Escola EBPJF

Apresentação do projeto-Os nossos alunos têm dificuldade em falar inglês. Concentram-se nas estruturas gramaticais, pelo que pensam sempre nas regras gramaticais enquanto falam. E também não conseguem aprender palavras facilmente. O objetivo principal deste projeto é encontrar formas lúdicas para que os alunos aprendam o inglês, tornando as aulas engraçadas e apelativas.

Clicar no Logótipo para ver projeto

Erasmus+
Transnational LTTA
Virtual Short-Exchange of Groups of Pupils in Portugal
Historical treasures of Europe - Project Finale

No âmbito do projeto Erasmus+, HISTORICAL TREASURES OF EUROPE, e devido aos constrangimentos impostos pela pandemia, a equipa Erasmus+ da Escola Básica de Montelongo acolhe os parceiros europeus num evento inédito online, nos dias 7, 8, 9 de junho de 2021.

voltar ao topo

PROGRAMA ERASMUS + (2018-2020)

"Historical Treasures of Europe"

A Escola Básica de Montelongo é uma escola Erasmus+ 2018/2020. O projeto “Historical Treasures of Europe”, coordenado pela docente de inglês Teresa Ferreira, em colaboração com a Eslováquia, Itália, Grécia e Lituânia, foi aprovado pela União Europeia. Da equipa Erasmus+ fazem ainda parte os docentes Fernanda Gonçalves, Coordenadora da Biblioteca Escolar, e Fernando Marinho, presidente do Conselho Geral do Agrupamento.

O projeto insere-se no âmbito “Parcerias para o Intercâmbio de Boas Práticas”, cujo objetivo principal é permitir que as organizações dos países acima mencionados desenvolvam e reforcem as redes, a sua capacidade de operar a nível transnacional, a partilha e o confronto de ideias, boas práticas e métodos inovadores. Assim, trabalharão em conjunto para melhorar a sua oferta para os aprendentes e para partilhar práticas inovadoras.

A equipa Erasmus+ deslocar-se-á às instituições que fazem parte do projeto para reunir com os seus parceiros europeus. Em cada uma das deslocações, 5 alunos dos oitavos (turmas A e B) e nonos anos de escolaridade da Escola Básica de Montelongo serão selecionados para acompanhar a equipa, de acordo com critérios bem definidos que se tornarão públicos dois meses antes das saídas.

Durante o ano letivo 2018/2019, estão agendadas três mobilidades: Grécia, em novembro de 2018, Itália, em março de 2019, e Lituânia, em maio de 2019.

CONCURSO DE LOGÓTIPOS

A primeira atividade do projeto foi o Logo Contest. Alguns alunos criaram logótipos do projeto que foram a concurso a nível europeu. O logótipo vencedor foi português, da autoria dos alunos Francisca e Paulo, e é agora usado em todos os documentos do projeto nos 5 países envolvidos.

CANTINHO ERASMUS NA BIBLIOTECA

voltar ao topo

“Historical Treasures of Europe”

Primeira mobilidade: Grécia

No dia 26 de novembro de 2018, a Escola de Peristeri (Grécia) recebeu, na Câmara Municipal de Peristeri, os parceiros do projeto Erasmus+ intitulado “Historical Treasures of Europe”, provenientes de Vráble (Eslováquia), Klaipéda (Lituânia), Aggius (Sardenha) e Fafe (Portugal). Aqui, os alunos apresentaram uma breve história do seu país, apelando à intervenção dos presentes através de quizzes. Mais tarde, na Biblioteca Municipal de Peristeri, tiveram a oportunidade de criar não só os seus próprios questionários sobre história, mas também de aprender brincando ao utilizarem as TIC, como smartphones, tablets e a plataforma educacional do Kahoot.

O dia seguinte foi dedicado à excursão aos sítios arqueológicos de Micenas, o antigo teatro de Epidauro, onde os estudantes gregos representaram um excerto da antiga tragédia grega, e à cidade de Náfplio, a primeira capital da Grécia.

No dia 28 de novembro, os estudantes e professores do projeto visitaram o museu da Acrópole, o sítio arqueológico do Partenon, o Odeão de Herodes Ático, o Mercado Antigo, a Estoa de Átalo e os bairros de Thission e Monastiraki. Importa realçar que os estudantes gregos se tornaram guias turísticos, apresentando a história de cada sítio arqueológico.

No último dia do encontro internacional, os alunos participaram numa aula de história grega no parque educacional em Peristeri. Posteriormente, criaram desenhos inspirados nas suas vivências de 4 dias de atividades na Grécia. Na tarde do mesmo dia, os alunos participaram numa caça ao tesouro na Escola de Peristeri, trocaram desenhos já criados no seu país e organizaram uma exposição internacional. Após a cerimónia de entrega dos certificados aos alunos e professores participantes, a noite terminou com comida tradicional grega, preparada por pais gregos, com músicas e muita dança.

A mobilidade Erasmus+ à Grécia incluiu uma escala em Istambul, Turquia, que permitiu o enriquecimento cultural de alunos e professores ao contactarem com diferentes costumes, como a religião, o comércio e a gastronomia.