Um Dia Diferente na Escola - Aprender e Valorizar a Biodiversidade
- Published in Notícias e Atividades
- font size decrease font size increase font size
Num momento em que a preservação ambiental se assume como um dos pilares para um futuro sustentável, os alunos do 6.º ano das duas Escolas Básicas do Agrupamento (Montelongo e Padre Joaquim Flores) foram desafiados a viver um dia diferente nas suas escolas e, assim, comemorar o dia 22 de maio — o Dia Internacional da Biodiversidade.
Sob o mote “Todos têm um papel a desempenhar”, os alunos foram conduzidos a experienciar práticas lúdico-pedagógicas em prol da importância de preservar a biodiversidade, tanto para a saúde do planeta como para a saúde humana.
A iniciativa contou com várias disciplinas e abraçou aulas abertas, dentro e fora das portas da escola.
Objetivando criar um ambiente mais feliz e acolhedor, as aulas abertas desenvolveram-se em grande grupo, com atividades a favor da saúde e do ambiente:
-
“Espreitar o amanhã” – Através do filme O Dia Depois de Amanhã, os alunos foram sensibilizados para as consequências das alterações climáticas na Terra e como elas podem modificar drasticamente a vida da humanidade.
-
“Jogos de sempre” – Com jogos de tabuleiro e de recreio, os alunos jogaram e brincaram em grupo. Viajaram às memórias dos avós e experimentaram brincadeiras de antigamente — aquelas que pesquisaram e pintaram no chão do recreio da escola.
-
“Plasticidade humana” – Experimentando o desafio coletivo de uma aula de zumba, num frente a frente de dança e convívio, os alunos trabalharam formas de expressão e plasticidade corporal.
-
“Saborear a vida” – Com foco em momentos de partilha, lazer e afetos, alunos e professores fizeram um piquenique no Parque da Cidade. Num franco convívio, brincou-se e fortaleceram-se amizades.
Também a Biblioteca se associou ao evento no Parque da Cidade, proporcionando o “Palavras ao vento”, uma hora do conto que deliciou todos os presentes com uma interpretação adaptada da lenda da Bicha das Sete Cabeças.
Alunos e professores chegaram ao fim do dia cansados, mas felizes, com muitas histórias para contar e memórias para guardar. Os alunos afirmam:
“Obrigado por mais um dia feliz na escola.”