eTwinning

The Magic of Mathematics

A turma 8ºBR da Escola Básica Padre Joaquim Flores deste Agrupamento está a participar, neste ano letivo 2020/2021, no âmbito da disciplina de matemática, num projeto eTwinning denominado “The Magic of Mathematics”.

Este projeto tem como principais objetivos criar redes de trabalho colaborativo entre escolas europeias, através do desenvolvimento de atividades conjuntas comuns, que permitam relacionar os conteúdos matemáticos a aspetos do quotidiano. Neste sentido, os alunos desenvolvem o raciocínio lógico-abstrato, valorizam o trabalho em equipa e em parceria, ampliam as suas competências ao nível do uso das novas tecnologias e melhoram a sua destreza no uso da língua inglesa, quer na componente escrita quer na componente verbal.

De salientar que o início do projeto pressupôs a autorização prévia dos encarregados de educação dos alunos envolvidos.

Algumas atividades desenvolvidas em parceria com os países/escolas/turmas/alunos envolvidos:

  • VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO

 

  • OS PROFESSORES ENVOLVIDOS NO PROJETO

 

  • ELABORAÇÃO DE POSTAIS DE NATAL MATEMÁTICOS E ENVIO DE CARTAS AOS OUTROS PARCEIROS EUROPEUS

 

 

 

  • EXPOSIÇÃO À COMUNIDADE EDUCATIVA DOS POSTAIS DE NATAL RECEBIDOS DOS PARCEIROS EUROPEUS

 

 

 

  • REUNIÕES ONLINE COM PROFESSORES/ALUNOS DOS DIFERENTES PAÍSES ENVOLVIDOS NO PROJETO, INCLUINDO A REALIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS À DISTÂNCIA

  

 

  • CRIAÇÃO DE EQUIPAS EUROPEIAS DE ALUNOS E REGISTO NO TWINSPACE

 

 

  • COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DO PUZZLE

 

 

  • ELABORAÇÃO DE CARTAZES ALUSIVOS À COMEMORAÇÃO DO DIA DA INTERNET SEGURA

  

 

  

  • ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA SOBRE MATEMÁTICOS FAMOSOS

 

  

  • COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA

 

 

Prémio - Selo europeu de qualidade Etwinning

 

A Diretora Maria José Pereira procedeu à entrega da merecida placa alusiva ao Selo Europeia Qualidade obtido pela professora Aurora Oliveira pelo seu projeto Etwinning - Global Goalkeepers Academy. Esta placa simboliza todo o esforço e empenho, bem como o dos alunos da Turma do 9ºA (ano letivo 2019/2020) da Escola Padre Joaquim Flores que trabalharam no projeto ao longo do ano nas aulas de Formação Cívica. Este projeto europeu foi trabalhado nas aulas de Formação Cívica, em estreita colaboração com a Diretora de Turma e a professora de Inglês, fomentando o trabalho colaborativo.

Rubem Alves, no seu livro intitulado A arte do voo ou a busca da alegria de aprender, chama a atenção para o facto de que “ensinar é um ato de amor”. Quando os alunos sentem a mesma paixão pelo saber, a mesma resiliência e recebem de braços abertos todas as “demonstrações” de “amor” em cada desafio proposto, o caminho do sucesso está à vista.

Os goleiros portugueses do milénio

 

 

A Turma do 9ºA da Escola Padre Joaquim Flores desenvolveu durante este ano letivo um projeto eTwinning - Global Goalkeepers Academy. Este projeto europeu foi trabalhado nas aulas de Formação Cívica, em estreita colaboração com a Diretora de Turma e a professora de Inglês, fomentando o trabalho colaborativo.

O projeto Global Goalkeepers Academy lida com alguns problemas relacionados com objetivos globais de desenvolvimento sustentável que a ONU estabeleceu como prioridades para todas as pessoas e nosso planeta. O principal objetivo era ajudar os alunos a entender esses Objetivos, como eles afetam nossas vidas e o que podemos fazer todos os dias para criar um mundo melhor. Durante as aulas, foram trabalhadas algumas questões, tais como: a fome, a igualdade de gênero, o acesso à educação inclusiva e de qualidade, soluções para o clima global e a poluição. O projeto estava dividido por tarefas, sendo que cada uma contemplava um objetivo e culminava num trabalho final. Uma das tarefas consistia na criação de um logótipo que fosse o rosto do projeto. Foi com enorme satisfação que vimos o nosso logótipo ser o escolhido.   

O resultado final é muito positivo, pois permitiu trabalhar e conhecer alunos de outros países (Itália, Grécia, Alemanha, Geórgia, Espanha, Turquia Ucrânia, França), de forma  solidária. Os alunos puderam familiarizar-se com outras culturas, adquirir novas competências digitais de forma segura, desenvolver as suas capacidades e solidariedade, criar compreensão mútua e tolerância entre os jovens.  Contribuiu assim para a promoção da sua cidadania activa e o reforço da coesão social na União Europeia. Possibilitou ainda aos alunos desenvolver a sua competência comunicatica numa língua estrangeira, o inglês.

Tomaram várias ações para os objetivos de desenvolvimento sustentável, tornando-se verdadeiros Goleiros Globais.

 

Logótipo vencedor Portugal

 

 

Links

Trabalho final

https://view.genial.ly/5e234715134c1a7009e3bde8/presentation-global-goalkeepers-academy-final-products

 

Apresentação do nosso agrupamento aos outros países

https://view.genial.ly/5db8bd7b855d4b0f8757ff30/presentation-presentation-system-school

 

Revista

https://madmagz.com/magazine/1771212#/page/12

 

Trabalho sobre igualdade de géneros 

https://view.genial.ly/5ea84aa5bc2c640db8239739/presentation-women-walk-of-fame

Ação de formação "O eTwinning integrado no currículo"

No dia 25 de maio de 2017, decorreu a ação de formação "O eTwinning integrado no currículo", dinamizada pela Profª Teresa Lacerda, embaixadora do eTwinning para a zona Norte.

Ler mais