Logo
Print this page

25 de Abril - Sempre - A Democracia é pela Mão do Povo 51 anos depois

Comemorar a Revolução de 25 de Abril de 1094, aquela “madrugada” desejada, tornou-se a partir de “O dia inicial inteiro e limpo” um dever e um direito de todos os que conquistámos a liberdade graças aos capitães de abril.

A Escola de Montelongo associou-se a esta efeméride numa atividade multidisciplinar, promovida pela grupo de História, e que contou com a articulação curricular com as disciplinas de Oficina de Artes, Português, Educação Visual, Matemática e Biblioteca Escolar.

Este ano, atendendo à conjuntura atual (a fragilidade da democracia e os direitos humanos negligenciados) o objetivo prioritário da cronologia de acontecimentos é, indubitavelmente, a sensibilização dos alunos, para o que aconteceu antes de abril, nomeadamente: a Guerra Colonial (fafenses mortos em combate); emigração portuguesa dos anos 60; o estado da Educação; propaganda do Estado Novo e o regime salazarista.

No Roteiro do pós 25 de abril, houve lugar para a palavra Liberdade, Salgueiro Maia, com a realização de um Mural cheio de cravos na entrada da escola, notícias do momento, cravos de abril colocados nas chaimites e metralhadoras feitas pelos alunos. Foi ainda tocada e cantada a Grândola Vila Morena e o Hino Nacional.    

Gratos a todos os que, numa fase em que é preciso resgatar o espírito de 74, quiseram participar neste momento indelével da nossa História.

Produzido porIntuition Button.