Logo
Print this page

Educar ao Ar Livre - Sustentabilidade em Ação Barragem da Queimadela - Dia da Biodiversidade

Num momento em que a educação ambiental desempenha um papel fundamental na tomada de decisões conscientes e na adoção de estilos de vida saudáveis e sustentáveis, todos os alunos do 5.º ano do Agrupamento foram desafiados a protagonizar um dia diferente na Barragem da Queimadela e, através de aulas abertas, comemorar o 22 de maio, o Dia Internacional da Biodiversidade.

Sob o mote “Todos têm um papel a desempenhar”, os alunos viveram uma experiência educativa sobre sustentabilidade através de práticas vivenciais ao ar livre. Querendo criar um ambiente mais feliz e acolhedor, as aulas abertas desenvolveram-se seguindo um Peddy Paper que promoveu a expressão emocional, a empatia e a cooperação.

As disciplinas uniram-se em dinâmicas que conduziram os alunos a desligar o telemóvel e a (re)aprender, conviver, brincar e experimentar em grande grupo. Todas as atividades decorreram num franco convívio entre equipas mistas das duas Escolas Básicas, o que possibilitou aos alunos conhecerem novos colegas e construírem novas amizades em momentos de partilha, lazer e afetos.

A iniciativa abraçou cinco aulas ao ar livre que se desdobraram no espaço e no tempo dentro de etapas de um Peddy Paper que acrescentou ao desafio a competitividade, no desejo de vencer e ganhar o prémio final:

  • “Exploradores da biodiversidade”: Caminhada que possibilitou observar ecossistemas da Barragem e percecionar a necessária estabilidade ecológica a proteger para que o seu equilíbrio se mantenha. Foi enriquecida com o preenchimento de uma Caderneta de cromos à biodiversidade da Barragem.
  • “Ao ritmo certo”: Pedómetro que teve como objetivo estudar o perfil de atividade física dos alunos e participar num estudo que o Município de Fafe está a realizar sobre mobilidade na Barragem.
  • “Mensagens fora de portas”: Desafios coletivos que colocaram os alunos a experimentar, segundo uma perspetiva expressiva, poética, musical e artística, a beleza da natureza, a interdependência dos ecossistemas e os riscos de ignorar a sua fragilidade, tudo num frente a frente de interpretações e emoções.
  • “Arte e conservação, uma parceria perfeita”: Laboratório de Arte ambiental que estimulou a criatividade e a expressão artística como ferramentas de sensibilização, consciência e ativismo ecologista. Com materiais recolhidos na Barragem, os alunos criaram painéis que vão ser expostos na escola.
  • “Brincadeiras sem tempo”: Jogos tradicionais que possibilitaram aos alunos abraçar aventuras em espaço natural e viajar às memórias dos avós brincando em grande grupo.

Também a Biblioteca se associou ao evento. Dinamizou o “Palavras ao vento”, hora do conto que uniu os alunos nas margens da albufeira, deliciando-os com “O império das plantas e dos bichos”, uma história em que animais e plantas da biodiversidade da Barragem são personagens de uma aventura de consciencialização ambiental.

O evento teve como entidade parceira o Município de Fafe que apoiou na concretização da Caminhada e Pedómetro.

Cansados, mas felizes, no final do dia alunos e professores regressaram à escola com muitas histórias para contar e memórias para guardar. Os alunos afirmam: “Obrigado por mais um dia feliz!”.

Produzido porIntuition Button.