Alunos do AE Montelongo entre os 70 mil participantes do maior evento tecnológico do mundo

 

Web Summit Inspire 2019        

Alunos do Agrupamento de Escolas de Montelongo participaram no maior evento tecnológico do mundo, no passado dia 06 de novembro - Web Summit Inspire. Após submissão da candidatura, por parte de três docentes do Agrupamento e posterior aceitação da organização do evento, partiu-se para a preparação da saída, às 05h30 do dia programado.

Após a passagem pelos vários locais de apertada segurança no Parque das Nações, no palco principal da Altice Arena, alunos e professoras assistiram a apresentações únicas de oradores como Brad Smith (presidente da Microsoft), Tony Blair (antigo primeiro-ministro britânico e presidente do Institute for Global Change) e a robô Sophia. Assitiram ainda a sessões que se pautaram como espaço de inovação e tecnologia por definição: “Desembalando o meu futuro smartphone”; “Onde está o meu carro voador?”; “Robôs, estão mortos? Vida longa aos robôs”; Como será a mobilidade em 2025?”e “É tarde demais para salvar o mundo?”.

Todos tiveram a oportunidade de refletir seriamente sobre alguns dos perigos e artefícios existentes na Web, como a manipulação de imagens e as Fakenews, as alterações climáticas, o papel da Europa no mundo, os gastos de um protótipo voador (táxi do futuro) comparados com os gastos dos combustíveis fósseis, entre outros assuntos.

Tratou-se de uma experiência única. Todos os participantes agradecem à Câmara Municipal de Fafe por, gentilmente, ter facultado o transporte para a deslocação a Lisboa.

 

As Professoras do AEM,

Marta Barreiros

Cláudia Marques

Ana Fernandes