Comemoração do Dia Internacional de Matemática – 14 de Março

  

   

  

   

   

No âmbito da Comemoração do Dia Internacional da Matemática, 14 de março, o grupo de professores de Matemática do Agrupamento de Escolas de Montelongo, dinamizou, para toda a comunidade educativa, um conjunto de atividades relacionadas com este dia.

Na EB de Montelongo e na EB Padre Joaquim Flores, uma das atividades dinamizadas consistiu na construção de um estendal com alguns dos algarismos que constituem a dízima correspondente à constante matemática π. Todos os alunos do 6º ano e do 3º ciclo ficaram responsáveis por elaborar o algarismo que lhes foi atribuído e decorá-lo, dando largas à sua criatividade. Os resultados finais revelaram-se extraordinários. Na EB Padre Joaquim Flores, esta tarefa foi articulada com a disciplina de Educação Visual.

No decorrer da semana de 14 a 18 de março encontrou-se disponível, para visita de toda a comunidade, na Biblioteca da Escola Padre Joaquim Flores, uma exposição das atividades STEAM dos alunos do 8CR, no âmbito do projeto turma. Ficaram também expostos os murais realizados pelos alunos do 8AR e 8CR no âmbito do concurso Matemática e Arte de Rua, entre os quais o mural vencedor. Estes trabalhos e as atividades correspondentes foram dinamizadas pela professora Cristina Rodrigues. Os alunos do 1º ciclo foram convidados a visitar esta exposição e muito se entusiasmaram com o evento. Os alunos puderam ainda descobrir os jogos matemáticos em exposição, manipular e alargar conhecimentos matemáticos e visualizar um vídeo alusivo às atividades dinamizadas, na disciplina, na Escola.

Nos diferentes espaços das duas escolas foram, ainda, expostos trabalhos dos alunos relacionados com este dia e murais alusivos à matemática.  

Uma forma diferente de pensar e viver a Matemática!