PNA E «PROJETO Ei! – E9G» PROMOVEM INICIATIVA NA MONTELONGO Dia Mundial da Música e Dia Mundial do Professor

   

Os alunos da Oficina de Música, promovida pelo «Projeto Ei! – E9G», foram desafiados pelo PNA a criar um microconcerto, desenvolvido em dois momentos/intervalos, para celebrar o Dia Mundial da Música (1 OUTUBRO) e o Dia Mundial do Professor (5 OUTUBRO).

Esta iniciativa permitiu evidenciar, mais uma vez, que o ensino através da arte tem o poder de transformar o modo como se ensina a aprender, pois quando os alunos estão motivados «a vontade move montanhas». E assim foi: os alunos protagonizaram uma atuação inclusiva, cheia de ritmo e emoção. Ninguém ficou indiferente ao talento evidenciado por cada um deles e, deste modo, foram incluídas e valorizadas as competências de cada jovem.

Por outro lado, tivemos a honra de estar, no Auditório Montelongo, à conversa com a Professora Odete Magalhães, dado que dedicou aproximadamente 46 anos da sua vida ao ensino público e aceitou participar nesta iniciativa.

Os alunos do 9CM foram os escolhidos para dinamizarem uma sessão informal e aberta à comunidade educativa, porque a Professora Odete fora Diretora de Turma e Professora de Ciências Naturais deles, nos 5.º e 6.º anos.

Neste sentido, tomou a palavra a aluna Vitória Freitas:

«Ontem, tive a honra de ser escolhida para apresentar a nossa Diretora de Turma, aqui, neste dia, em que celebramos o Dia Mundial da Música e também o Dia Mundial do Professor.

A Professora Odete Magalhães é uma professora exemplar, verdadeiramente apaixonada pelo que faz e absolutamente dedicada a cada aluno que teve o privilégio de aprender com ela. Está no ensino público há 46 anos e tem um percurso profissional distinto e diversificado: foi Professora do 1.º Ciclo, foi Professora da Telescola e foi Professora do 2.º Ciclo.

Notem que, para ser professor, é necessário ter um olhar atento e paciente, para acompanhar cada fragilidade e cada conquista dos seus alunos. Ensinar é acreditar no futuro, mesmo quando os desafios parecem grandes. Ser professor é ser capaz de transformar dificuldades em aprendizagens e dúvidas em oportunidades de crescimento.

Uma professora apaixonada por ensinar, como a Professora Odete, deixou marcas, muitas marcas distintíssimas, que ultrapassaram as paredes da sala de aula. E é essa paixão que dá sentido ao caminho da educação, porque o professor tem o poder de transformar vidas. E foi isso que a Professora Odete sempre fez, e muito bem!

A sua paixão por ensinar traduziu-se numa dedicação incansável, na capacidade de motivar e no compromisso de nunca desistir de nenhum dos seus alunos, mesmo daqueles mais teimosos. É esta paixão que eleva o ensino e dá sentido à missão do professor e, particularmente, da Professora Odete!

Hoje, homenageamos, especialmente, a Professora Odete, e também todos os professores que, com amor e entrega, deixam uma marca indelével na vida dos seus alunos, porque ensinar é semear eternidade e ser professor, e ser Professora como a Professora Odete, é ter o privilégio de mudar o mundo, é ter a honra de mudar uma vida de cada vez.

Professora Odete, lembramos e agradecemos todo o seu trabalho pedagógico, todas as diligências que, incansavelmente, realizou por cada um de nós e desejamos-lhe uma vida longa muito feliz, junto da sua Família.

Obrigada, Professora Odete, por partilhar connosco a sua história. Hoje celebramos não apenas a sua carreira, mas também a sua paixão e a sua dedicação que marcaram gerações de alunos. A Professora Odete, é uma inspiração para todos os professores e para todos nós.

Bem haja sempre, Professora Odete, por tudo o que nos ensinou a ser e a saber!»

Deixamos aqui uma palavra de gratidão ao «Projeto Ei! - Educação para a Inclusão - E9G», projeto promovido pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, e a todos os que ofereceram o seu contributo, para que esta iniciativa impactasse a comunidade educativa e para que possa, de facto, continuar a criar pontes para a inclusão.